terça-feira, 14 de março de 2017

A AVT quer que Arantza Zulueta seja novamente encarcerada

Na próxima terça-feira, 21, a advogada basca Arantza Zulueta vai voltar à Audiência Nacional espanhola. Foi a AVT, associação vitimista de extrema-direita, que solicitou a presença de Zulueta no tribunal, argumentando que existe um grande risco de fuga.

Na notícia, divulgada pelo portal abokatuak.eus, afirma-se que, muito provavelmente, a AVT vai pedir prisão para a advogada – isto porque o Ministério Público pediu 19 anos de cadeia para Zulueta e «existe grande risco de fuga».

A advogada de presos políticos bascos foi libertada a 24 de Fevereiro último, depois de ter passado mais de três anos na cadeia, sem julgamento e em condições severas de isolamento.

A AVT acusou-a de fazer parte da Frente de Prisões da ETA. Com base nessa acusação foram-lhe instaurados dois processos: o que levou à sua detenção em Janeiro de 2014 e outro, no âmbito do qual foi presa em 2010, tendo estado presa 11 meses entre esse ano e 2011. É por causa deste processo que a AVT requer a sua presença em tribunal.

No portal abokatuak.eus, afirma-se que «só numa perspectiva de direito penal do inimigo, e com clara intenção de vingança e acosso pessoal, se pode entender esta nova tentativa de encarcerar a advogada basca. / Ver: argia