quinta-feira, 30 de março de 2017

Começou a Korrika 20

A 20.ª edição da Korrika, a grande corrida a favor do euskara e a maior iniciativa mundial a favor de uma língua, começou hoje em Otxandio (Bizkaia). De 30 de Março a 9 de Abril, centenas de milhares de bascos vão ligar Otxandio a Iruñea, participando numa parte de um percurso que tem mais de 2500 quilómetros.

Sem parar, ao longo de 11 dias e 10 noites, irão passar de mão em mão um testemunho que simboliza a própria língua e que contém uma mensagem secreta que só será revelada no último dia, no acto de encerramento da Korrika.

O euskara esteve à beira de desaparecer, e mesmo hoje esta língua falada por cerca de um milhão de pessoas está, segundo a UNESCO, em risco de desaparecer. / Ver: argia, argia e korrika.eus / PERCURSO da Korrika 20

Começo da Korrika 20: Hemen gaude euskararen alde! [BerriaTB]


O que é a Korrika?
A Korrika é uma corrida a favor do euskara que percorre todo o País Basco, organizada pela Coordenadora de Alfabetização e Euskaldunização AEK. A corrida tem por objectivo promover a consciencialização relativamente ao euskara e juntar fundos para que seja possível levar a cabo o trabalho diário nos centros de aprendizagem de euskara da coordenadora.

Desde a primeira edição, que se realizou em 1980 entre Oñati (Gipuzkoa) e Bilbo, a Korrika tornou-se um dos eventos mais importantes em prol do euskara, pelo número de pessoas que consegue reunir. Já se realizaram 19 edições nos últimos 37 anos, e hoje, dia 30 de Março, uma nova edição começou em Otxandio, que irá percorrer mais de 2500 quilómetros ao longo de 11 dias, sem nunca parar e com a participação de centenas de milhares de pessoas de todas as idades e condições, antes de chegar a Iruñea, no dia 9 de Abril.

Durante a corrida, os participantes levam um testemunho que passam de mão em mão a cada quilómetro. Dentro do testemunho vai uma mensagem, que será lida no final da corrida, e que, como tal, só se torna pública no último momento. / Ver: korrika.eus