segunda-feira, 13 de março de 2017

Três dos detidos ontem em Iruñea presos «por terrorismo»

Um juiz do Tribunal de Iruñea [Pamplona] deu ordem de prisão preventiva a três jovens de Orereta (Gipuzkoa) ontem detidos durante a manifestação «Errepresioari Autodefentsa», que teve lugar na capital navarra e na qual se registaram confrontos, na sequência da atitude provocadora e repressiva da Polícia espanhola. Esta tarde, houve grandes mobilizações de protesto em Gasteiz e Orereta. Também há mobilizações solidárias agendadas para Madrid e para os Países Catalães.

Três dos jovens ontem detidos são acusados de «desordem pública e terrorismo» [terrorismo, note-se]. Um quarto detido, menor, foi libertado ontem, mas de forma provisória. Para justificar a decisão, o juiz refere-se, entre outras coisas, à «gravidade dos factos» [houve, de facto, factos graves em Iruñea, ontem, mas não foram estes...]. Também decide enviar o caso para o tribunal de excepção espanhol, AN.

Esta tarde, houve grandes mobilizações solidárias com os jovens detidos, no campus da Universidade do País Basco em Gasteiz - com a Ertzaintza a marcar forte presença e a identificar gente - e em Orereta, onde mais de 400 pessoas exigiram a liberdade dos jovens e denunciaram a repressão.

No Estado espanhol, fora de Euskal Herria, há mobilizações convocadas em Madrid e nos Países Catalães: Barcelona, Valência, Tarragona, Castelló. / Ver: lahaine.org

Ler: «Ante el encarcelamiento de los tres jóvenes» (amnistiAskatasuna 1 e 2)