quinta-feira, 23 de março de 2017

Grande adesão à greve dos estudantes no País Basco Sul

Milhares de estudantes aderiram, hoje, à greve convocada pelo Ikasle Abertzaleak e participaram nas mobilizações nas quatros capitais do Sul contra a LOMCE e outras reformas que visam aprofundar a mercantilização da Educação, «explorando os estudantes e preparando-os para serem explorados enquanto classe trabalhadora de um povo negado e oprimido».

Os piquetes estiveram presentes desde o início da manhã nas escolas e nas faculdades, e, apesar do forte dispositivo policial montado, não há a registar incidentes de monta.

Em Iruñea, houve momentos de tensão com elementos da segurança da Universidade Pública, e a Polícia Foral entrou no campus, mas não no interior das faculdades. Em Gasteiz, quando os estudantes iam começar os piquetes, deparam com as faculdades já fechadas.

Em Bilbo, houve piquetes em Sarriko e San Mamés, onde apareceram várias patrulhas da Ertzaintza. No campus de Leioa (Bizkaia), houve corte de estradas. Em Donostia, os piquetes começaram às 10h30 e esvaziaram as salas de aula usando extintores para tal; e a Ertzaintza também esteve presente.

De acordo com os convocantes, a manifestação de Bilbo contou com 4000 pessoas; a de Iruñea também com 4000; em Gasteiz participaram 5000 e 3000 estiveram na de Donostia. No âmbito desta jornada de luta, também houve uma manifestação em Laudio (Araba), com a participação de centenas de estudantes.

O sindicato Ikasle Abertzaleak fez uma avaliação muito positiva da jornada de greve e das mobilizações realizadas. Por outro lado, denunciou a criminalização do movimento estudantil. / Ver: lahaine.org / Ver tb: BorrokaGaraiaDa