quarta-feira, 8 de março de 2017

«Afirmar a igualdade»

A luta pela transformação da condição das mulheres deve ser inserida na luta mais ampla pela transformação do sistema económico e social, que é uma luta de todo o ser humano. Porque é este sistema económico e social que perpetua as discriminações de que as mulheres são alvo. Ou seja, o inimigo essencial não é o sexo oposto, como apregoam ditas correntes feministas.
Por outro lado, esta transformação do sistema é fundamental, mas não suficiente para que surjam automaticamente novas relações humanas sem o preconceito. Há também a necessidade de criar novos valores de referência morais, culturais, comportamentais. (Abril)

«Dia Internacional da Mulher Trabalhadora» (manifesto74)
[De André Levy] Comemora-se hoje o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Fiz uso no título original desta data — Dia Internacional da Mulher Trabalhadora — pois é bom recordar que esta comemoração, iniciada em 1909, teve a sua origem no seguimento de lutas laborais das mulheres e foi impulsionada por mulheres socialistas, como Clara Zetkin e Alexandra Kollontai, como um dia de luta por melhores condições de vida e trabalho das mulheres, pelo direito de voto, pela igualdade entre homens e mulheres, e pelo socialismo.