domingo, 12 de março de 2017

A Polícia espanhola reprimiu uma marcha contra a repressão, em Iruñea

A culminar as jornadas de trabalho sobre a repressão que, ao longo de um mês, tiveram lugar em vários pontos de Euskal Herria, foi convocada para ontem, dia 11, uma manifestação na capital navarra com o lema «Errepresioari autodefentsa» [face à repressão, autodefesa), que contou com a participação de centenas de pessoas e que a Polícia espanhola reprimiu de forma violenta.

Centenas de pessoas saíram da Praça de São Francisco, na Alde Zaharra de Iruñea [Pamplona], pelas 18h50, gritando palavras de ordem como «Borroka da bide bakarra» [a luta é o único caminho] e «zuek, faxistak, zarete terroristak» [vocês, fascistas, são os terroristas].

Já antes do início da mobilização, um forte dispositivo da Polícia espanhola controlava os acessos à Alde Zaharra [Parte Antiga]. Pouco depois de a marcha começar, quando a parte da frente entrava na Rua Comédias, a Polícia bloqueou a passagem e deu início a uma forte repressão, disparando balas de borracha. O grosso dos manifestantes espalhou-se em direcção à Praça do Município e à Mercaderes.

Da Praça do Castelo, grupos de agentes da Polícia de Intervenção começaram a disparar balas de borracha, a que alguns grupos de manifestantes responderam lançando pedras, garrafas e foguetes. Os confrontos prolongaram-se durante quase duas horas, primeiro na zona da Mercaderes e depois na Nabarreria. De acordo com vários órgãos de informação, quatro jovens foram detidos, sendo um deles menor.

Apesar do que foi divulgado por alguma imprensa, a manifestação não foi convocada pelo «ATA» (designação usada por vários órgãos de informação, organismos e pessoas para se referirem ao Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão). A mobilização foi convocada pela dinâmica «Errepresioari Autodefentsa», que, ao longo do último mês, organizou jornadas contra a repressão em vários pontos do País Basco.

Segundo refere o La Haine, todos os partidos representados na Câmara Municipal se apressaram a condenar os «distúrbios». Numa nota de imprensa, o EH Bildu afirma que «repudia de forma contundente o que se passou esta tarde em Iruñea. Acções que procuram dificultar o caminho escolhido pela maioria da sociedade para avançar em direcção a um cenário de paz, de convivência e de normalização política».

Repressão da Polícia espanhola em Iruñea [ahotsa]Ver: lahaine.org e aseh