quarta-feira, 22 de março de 2017

Surge a K17, comissão para «recuperar» a Revolução de 1917 em EH

Tem lugar este sábado na Herriko plaza de Barakaldo (Bizkaia), a apresentação do K17, um comité criado no contexto do centenário da Revolução Russa, para enaltecer a sua dimensão de «acontecimento histórico capital na libertação da classe trabalhadora e reivindicá-la como essencial».

Numa altura em que, por todo o mundo, surgem comités associados ao centenário da Revolução Russa, também em Euskal Herria aparece o comité K17. Com o lema «Berreskuratu 17a! / Recupera el 17!», vai evocar esse acontecimento maior da história da luta dos trabalhadores e dos povos oprimidos contra a exploração e a opressão.

«Pensas que a Revolução Socialista de 1917 é um dos acontecimentos mais importantes na história da humanidade? Defendes que se tratou de um acontecimento indispensável na libertação dos trabalhadores e dos povos oprimidos na sua luta contra a exploração e a opressão? Entendes que é um acontecimento histórico do qual se podem retirar muitas lições e um modelo de mudança social ainda válido?» - são três questões que os promotores da iniciativa colocam ao leitor, interpelando-o e convidando-o a participar, a fazer propostas e a divulgar as iniciativas que vierem a concretizar-se daqui em diante.

A apresentação oficial é este sábado, 25, na Herriko plaza de Barakaldo, ao meio-dia. / Ver: argia e k17.eus