quarta-feira, 29 de março de 2017

Pais de Altsasu pedem libertação imediata dos jovens

Numa conferência de imprensa que ontem deram na capital navarra, pais e mães dos jovens que foram presos em Altsasu (Nafarroa) voltaram a sublinhar que não se trata de «um caso de terrorismo» e exigiram que o processo regresse a Nafarroa, tal como o fez recentemente a própria Audiência Provincial navarra.
Liberdade para os jovens de AltsasuNum acórdão emitido na sexta-feira passada, a Audiência Provincial de Nafarroa conclui que não tem qualquer cabimento, «sequer indiciário», a consideração do crime de terrorismo para os factos ocorridos a 15 de Outubro do ano passado em Altsasu, relativos a uma zaragata entre jovens da localidade e dois guardas civis.

Os pais dos jovens defendem que deve prevalecer o «bom senso», a «sensatez» e a «proporcionalidade» no caso. De momento, três dos jovens incriminados continuam na prisão de Soto del Real, num regime duro.

Pediram ainda que os jovens «saiam da prisão quanto antes» e que «alguns órgãos de comunicação parem de os vilipendiar, mostrando as suas imagens, dados pessoais e aspectos da sua vida privada, de uma forma obscena e insultante», disseram, antes de agradecer todo o apoio recebido até ao momento. / Ver: ahotsa.info [Indar okupatzaileak Euskal Herritik ospa!]