quarta-feira, 22 de março de 2017

Sindicatos prosseguem denúncia das privatizações no Osakidetza

As organizações sindicais representativas dos trabalhadores no sector da Saúde pública no País Basco Sul estão em plena campanha de mobilização contra as privatizações e ontem deixaram-no claro no Hospital de Leza (Guardia, Araba), onde foram privatizados os serviços da lavandaria.

Numa nota, o sindicato LAB destaca as palavras de Maria Jesus Mugika, directora do Osakidetza, para quem «a saúde é o negócio do serviço basco de saúde». É contra esta política, que guia o Osadiketza, que LAB, SATSE, ELA, CCOO, UGT e ESK se estão e se vão continuar a mobilizar, pois não aceitam que a saúde seja entendida como fonte de lucro, como um «negócio suculento» para diversas empresas, feito à custa da destruição de emprego, da deterioração das condições de trabalho e de um serviço de qualidade.

A Garbialdi, a IMQ Zorrozaurre e a Mapfre são exemplos de empresas privadas com lucros astronómicos no sector da Saúde e que representam uma despesa acrescida de 350 milhões para o Osakidetza - com o Governo de Gasteiz a dizer publicamente que «não existem privatizações».

A próxima mobilização da campanha contra as privatizações na Saúde está marcada para 4 de Abril, às 11h00, frente às Delegações de Saúde. / Ver: LAB