segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Catalunya hoje, Euskal Herria um dia destes: nota contra o silêncio


Em Arenys de Munt, ontem realizou-se um referendo sobre a independência da Catalunha, tendo os eleitores votado de forma massiva a favor da independência, com 2569 a favor e 61 contra. Ou seja, 96, 33% pelo «sim». O referendo não tinha carácter vinculativo, claro.
A participação não chegou aos 50%, mas atingiu um nível significativo: 41,1%, que correspondem a 2671 eleitores. Este número de votantes, que ficou longe da votação sobre o Estatut de Catalunya (56%), supera tanto o registado nas recentes eleições europeias (35,14%) como o do referendo sobre a Constituição Europeia (40,43%).

Durante o dia, milhares de pessoas encheram a localidade (que tem cerca de 8000 habitantes) para apoiar os seus habitantes contra a presença da Falange e o Governo espanhol. Quanto à Falange, eram cerca de 50 a cantar o «Cara al Sol» de braço erguido e a gritar palavras de ordem como "España, una, no 51", "Separatistas, terroristas", "Viva Cataluña española", "No nos engañan, Cataluña es españa" e "Fuera la estrella de nuestra senyera". Foram protegidos pelos Mossos d'Esquadra dos milhares de catalães e antifascistas, que cantaram repetidamente o hino nacional da Catalunya, «Els Segadors».
Agora, mais de 60 municípios catalães já anunciaram a sua intenção de emular a experiência de Arenys de Munt.
Ver: «O exemplo de Arenys impulsiona o independentismo catalão», de Laia ALTARRIBA, em Gara

«Arenys olha para o futuro, Madrid para a pré-história», em Gara

Ver também: SareAntifaxista

E ainda (com impressionante galeria de fotos): euskalherria.indymedia.org

Gora Euskal Herria askatuta! Visca Catalunya lliure!