terça-feira, 29 de setembro de 2009

Fuck la police!

De vez em quando, a vida oferece-nos notícias daquelas que arrepanham as comissuras dos lábios. Um comunicado emitido na sexta-feira pelo sindicato da polícia Synergie Officiers recorda que, no dia 29 de Junho, «dez nacionalistas bascos suspeitos de estarem ligados a acções violentas» foram detidos pela polícia e pela gendarmerie. Recapitulando: operação habitual das da juíza Levert, das que não têm outro propósito senão aparentar que a Justiça funciona. Da dezena de pessoas detidas por alegadamente atentarem contra interesses imobiliários, a juíza mandou para a prisão três jovens, provavelmente ao acaso, que já conhecemos o modo de funcionamento da XIV Secção do Tribunal de Paris. Mas continuemos com o comunicado.

«Naquela ocasião», a da operação de Junho, entenda-se, «o capitão da gendarmerie da SR de Pau exibiu orgulhosamente durante dois dias nos locais da polícia de Baiona uma T-shirt negra com inscrições em letras brancas como 'Fuck la police', pouco dignas de um oficial da gendarmerie e insultantes para a instituição policial no seu conjunto. Repugnados, os polícias presentes dirigiram-se à sua hierarquia e aos magistrados sem que tenha havido nenhuma reacção». Pobres corações feridos. Não está certo que um fucking militar os insulte assim. Como não ser solidário com a sua dor.

Seria de todo compreensível que estes polícias franceses secretamente desejassem que o capitão da gendarmerie se passeasse com o seu pólo por Donostia e que, vítima das hostes de Ares, fosse detido, espancado e encarcerado por apologia do terrorismo. Seria uma dessas notícias que arrepanham as comissuras dos lábios.

Iñaki LEKUONA
jornalista

Fonte: Gara