quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Participantes na «Udako Martxa» contra o TGV são retidos pela Polícia


Ontem à tarde, uma dezena de participantes na «Marcha de Verão» contra o TGV foi retida pela Polícia junto às obras, perto Abadiño (Bizkaia).

A quarta etapa da Udako Martxa contra o TGV, que partiu ontem de manhã de Angiozar e que terminou em Durango (Bizkaia), continuou marcada pelo controlo e pelo acosso aos seus participantes. Depois de vários dias de identificações arbitrárias, e sendo alvo de dispositivos de vigilância terrestre e aérea completamente desproporcionados, a comitiva anti-TGV foi retida durante um longo período por uma patrulha combinada da Ertzaintza e dos GAR da Guarda Civil.

Isto aconteceu depois de terem atravessado as obras do TGV num dos troços com maior impacto, perto de Abadiño. Após uma breve visita para ver em primeira mão os graves danos paisagísticos e ambientais que o AVE basco está a causar, os participantes na marcha dirigiram-se para Durango e foram interceptados no caminho pouco antes de entrarem no bairro de Tabira*. Então, os activistas foram sujeitos a mais de uma hora e meia de interrogatórios e inspecções por parte da Guarda Civil, e só depois puderam prosseguir a marcha.
Ver: www.sindominio.net/ahtez

Encontro em Iruñea
Os iruindarras, por seu lado, também têm encontro marcado para mostrar a sua oposição a esta infra-estrutura, já que a AHT Gelditu! organizou para este domingo uma jornada repleta de actividades na Alde Zaharra da capital navarra.

Fontes: kaosenlared.net e Gara
* bairro de Tabira: na parte sul de Durango e onde se localiza a igreja de San Pedro de Tabira [Tabirako San Pedro eliza], uma das mais antigas de toda a Bizkaia.