sexta-feira, 25 de setembro de 2009

No sábado, acto em memória de Pakito Arriaran em Arrasate

Pakito Arriaran: "Tenho dois povos para amar e um mundo pelo qual lutar"
-
O militante basco Pakito Arriaran morreu há 25 anos em El Salvador, quando combatia nas fileiras da FMLN. Neste sábado, vai ser lembrado na sua terra natal, Arrasate (Gipuzkoa). Também não serão esquecidas outras duas bascas que ali faleceram: a médica Begoña García (executada) e Marta González, combatente da guerrilha.
Fontes: ezkerabertzalea.info e kaosenlared.net

«Juancito foi um grande militante que liderava com o exemplo», entrevista de Gari MUJIKA a Gilberto RIVERA, deputado da FMLN pelo Departamento de Chalatenango

"Gilberto Rivera vem de La Vuelta - onde Pakito Arriaran, Juancito, como o conheceram em El Salvador os guerrilheiros da FMLN, passou um longo período a combater -, e é agora deputado pelo departamento de Chalatenango, onde o militante arrasatearra morreu, a 30 de Setembro de 1984. Rivera conta agora com altas responsabilidades políticas na Comissão de Defesa e da Família. Está em Euskal Herria.

No dia 30 passam 25 anos sobre o falecimento do militante de Arrasate Pakito Arriaran, abatido a tiro pelo Exército de El Salvador quando combatia nas fileiras da FMLN-FPL. Gilberto Rivera, agora deputado da Frente Farabundo Martí para la Liberación Nacional, visita a Europa pela primeira vez. Desloca-se expressamente a Euskal Herria para participar no acto organizado pela Askapena e El Salvador Bihotzean este sábado em Arrasate, coincidindo com o aniversário da morte do que em tempos foi militante da ETA, refugiado político e guerrilheiro. Entrevistado pelo Gara na sua redacção de Donostia, além da figura de Arriaran, este deputado por Chalatenango aborda os principais desafios e as dificuldades com que depara o novo governo em El Salvador, pela primeira vez da FMLN."
Entrevista completa: Gara