domingo, 20 de setembro de 2009

Homenagem às vítimas do franquismo / Acosso do fascismo


A: Araba homenageia as vítimas do franquismo
A Deputação alavesa, que inaugurou na sexta-feira em Gasteiz o «Bosque de la Luz», uma obra escultórica em homenagem às vítimas do franquismo, instalará também um visor que projectará os nomes das pessoas perseguidas. Para a esquerda abertzale e a Ahaztuak este acto institucional não tem o alcance devido.
A ideia de que sejam visualizadas as identidades partiu da Ahaztuak, que, apesar de saudar a escultura na fachada posterior do palácio foral, realçou que «a melhor homenagem é fazer justiça» e recordou que «continua vigente o modelo espanhol de impunidade que chega a impedir a investigação dos crimes cometidos pela ditadura». A associação reclamou também um reconhecimento público aos ideais das vítimas.
O grupo da esquerda abertzale nas Juntas de Araba, por seu lado, considerou o acto «um passo tímido num caminho ainda por fazer». «O passo dado por parte da Deputação procura redimir uma dívida pendente», manifestaram, defendendo ainda a ideia de que «um esquecimento de décadas não fica saldado com um monumento e uma tímida inauguração».
Fonte: Gara (18/09/2009) via ahaztuak 1936-1977

«Inauguração oficial: Separados por algo mais do que as medidas de segurança (Gasteiz, 18/09/2009)»
"Cada um no seu lugar: os representantes institucionais viram as costas à sociedade na inauguração da praça em homenagem aos alaveses perseguidos pela ditadura franquista."
Ahaztuak 1936-1977 via kaosenlared.net

B: a Falange vai trazer a provocação fascista a Iruñea no dia 11 de Outubro
Após dois anos sem convocar actos em Nafarroa, anunciam a organização de um comício político na capital navarra

Embora não especifiquem o local exacto do encontro, a Falange Espanhola anunciou a sua intenção de se descolar até Iruñea no próximo 11 de Outubro para realizar um "comício político" com o lema "Pela Unidade Nacional, Navarra por Espanha". A Falange afirma que o objectivo deste acto é "que a Unidade de Espanha não se veja ameaçada, num dos sítios onde, à base do medo e da violência, mais ameaçada se viu.

"Da parte da Falange, têm como certa a resposta antifascista e fazem um apelo "a todos os falangistas e espanhóis" para que participem no evento.
Na última vez que a Falange se manifestou em Iruñea, foram muito poucos os que acorreram ao acto. Das cerca de 200 pessoas que participaram na manifestação, a maioria veio de fora de Navarra em autocarros fretados pela organização fascista.

Naquela ocasião, as provocações falangistas e os insultos aos cidadãos navarros geraram graves incidentes. Antes destes incidentes e da convocatória realizada por dezenas de colectivos agrupados na iniciativa "Faxismoaren aurrean mila kolore" [Mil cores frente ao fascismo], tiveram lugar numerosas actividades na Alde Zaharra como resposta à "provocação fascista". Desta vez, a Coordenadora Antifascista de Iruñerria fez um apelo à mobilização nesse dia contra o acto de Falange.
Fonte: apurtu.org

C: Agressão fascista. A estátua de Sabino Arana, em Bilbau, ultrajada

Bilbo * E.H.

Um grupo N.S autónomo espanhol vem a Bilbau para ultrajar a estátua de Sabino Arana Goiri, que se encontra em frente à sede (Sabin etxea) do PNV(sa).
Estes valentes dedicam-se a urinar na estátua e a tirar fotos [destas heróicas acções]. "Mijámos no seu monumento e em todos os que fundamentem a sua ideologia no ódio aos espanhóis". Várias páginas de Internet da rede nazi-fascista espanhola fazem eco desta nova "façanha patriótica espanhola".
Fonte: SareAntifaxista