sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Presos, solidariedade, repressão e resistência

Dois eleitos de Hendaia alertam para os riscos da expulsão de Aintzane Orkolaga para Espanha
Numa altura em que Aintzane Orkolaga, cidadã de Hendaia reclusa em Bapaume desde 12 de Dezembro de 2001, acaba de cumprir a pena a que foi condenada, ficamos a saber que lhe será aplicada este fim-de-semana uma medida de expulsão para Espanha, razão que a levou a iniciar uma greve de fome.
Perante isto, que consideramos uma dupla punição, alertamos a opinião pública para os riscos implicados na entrega de Aintzane à Polícia espanhola.
Exigimos à autoridades francesas que respondam pela aplicação dessa medida.

Kotte ECENARRO e Iker ELIZALDE, Hendaiako hautetsiak / eleitos de Hendaia
Fontes: askatu.org e kazeta.info
Julgamento de Aliande Hernáez
Aliande Hernáez foi detido a 5 de Agosto de 2008 pela Guarda Civil e afirmou ter sido torturado durante os dias em que esteve detido ao abrigo do regime de incomunicação. Agora que está a ser julgado, a acusação pede cinco anos de prisão. Até ao momento, não foram decretadas medidas restritivas e ontem mesmo pôde regressar a casa, dia em que 200 pessoas participaram numa concentração solidária e de denúncia em Gasteiz.
Fonte: askatu.org

Hodei Galarraga e Egoitz Gurrutxaga foram homenageados em Orereta nas vésperas do Gudari Eguna
Quarenta pessoas juntaram-se no bairro Lezeaga, de Orereta (Gipuzkoa), para prestar uma homenagem simples aos dois combatentes. Ali houve bertsos, danças e flores.
Fonte: askatu.org

Koldo Alaña recupera a liberdade depois de 12 anos na prisão
No domingo passado, saiu em liberdade juntamente com Xabier Aretxaga e nesse mesmo dia recebeu a calorosa recepção de 200 moradores de Deustu (Bilbau).
Alaña foi detido pela Guarda Civil em 1997, mesmo depois de a Instituição Armada ter morto dois cidadãos bascos na Rua Amistad, em Bilbau, no dia 24 de Setembro. Nessa mesma operação também foi detido Xabier Aretxaga.
Alaña cumpriu a sua pena na totalidade, passando pelas prisões de Carabanchel, Valhadolide e Alicante.
Fonte: askatu.org