terça-feira, 22 de setembro de 2009

Presos, solidariedade, repressão e resistência

A solidariedade com Aintzane Orkolaga chega até Bapaume
No próximo dia 27 Aintzane cumpre a pena a que foi condenada no Estado francês, e corre um sério risco de ser entregue ao Estado espanhol. Para protestar contra a sua possível expulsão e reivindicar o direito que lhe assiste a viver em Euskal Herria, iniciou uma greve de fome no dia 10 de Setembro, tendo perdido mais de 3,5 kg.
Para denunciar esta situação, houve diversas mobilizações durante o fim-de-semana.
Fonte: askatu.org

Cinco pessoas acusadas de enaltecimento do terrorismo em Errekalde (Bilbau)
A Polícia autonómica apareceu ontem na concentração semanal que se realiza neste bairro bilbaíno há já 15 anos sem qualquer problema, identificado as pessoas que seguravam fotos dos presos e acusanda-os do crime de enaltecimento do terrorismo. Depois disto, deram um minuto às 45 pessoas que ali se tinham juntado para dispersar.
Fonte: askatu.org

Maite Fernández de Labastida, Asier Imaz e Gorka Díaz sairão em liberdade durante as próximas horas
Foram todos detidos numa operação policial contra o Batasuna que ocorreu há dois anos.
Nas próximas horas sairão em liberdade: Maite Fernández de Labastida (Gasteiz), Gorka Díaz Martín (Bilbo - Indautxu) e Asier Imaz (Idiazabal).
Vão sair em liberdade provisória, mas não se sabe mais sobre o caso.
Fonte: askatu.org

Trazem para a rua o olhar dos presos políticos donostiarras
Na habitual concentração das sextas-feiras, os olhos dos presos políticos da capital guipuscoana estiveram na rua... Ver fotos.
Fonte: askatu.org

Movimento pró-Amnistia denuncia silêncio da EITB perante Guerra Suja Foi isso que aconteceu em frente à sua representação em Iruñea [Pamplona], onde se criticou o silêncio desta empresa televisiva sobre o desaparecimento de Jon Anza ou os sequestros de Alain Berastegi e Daniel Saralegi.
Fonte: askatu.org

Os Grupos de Apoio aos Presos apresentam-se nas Universidades
Durante as apresentações, que terão lugar ainda em Setembro e em Outubro, pretendem reunir os estudantes que são a favor da amnistia e que se opõem à repressão.
Fonte: askatu.org