terça-feira, 16 de março de 2010

Acosso à esquerda «abertzale»


Garzón vai ouvir Erkizia por um acto em memória de Argala
O histórico militante da esquerda abertzale Tasio Erkizia foi notificado pelo juiz Baltasar Garzón da Audiência Nacional espanhola, ex-TOP franquista, acusado de... «enaltecimento do terrorismo» por participar no 21 de Dezembro de 2008 num acto em memória de José Miguel Beñaran Ordeñana, Argala, vítima mortal de um atentado cometido 30 anos antes pelo Batallón Vasco Español em Angelu (Lapurdi). A queixa foi apresentada pela Dignidad y Justicia.
Mais info: http://www.gara.net/paperezkoa/20100315/188314/es/Garzon-llama-declarar-Erkizia-acto-recuerdo-Argala
Fonte: SareAntifaxista

Violam outra vez o segredo das comunicações de Arnaldo Otegi na prisão
O diário El Mundo publicou na sua edição de domingo uma alegada conversa mantida no dia 2 de Março pelo dirigente independentista Arnaldo Otegi com um amigo na prisão e interceptada, tal como esclarece a autora da notícia, Ángeles Escrivá. A notícia deixa às claras, uma vez mais, a violação de direitos que os presos políticos bascos sofrem e a vigilância que lhes é movida pelo Governo espanhol, com a agravante de que no caso do político de Elgoibar isso se verifica depois de a sua defesa ter empreendido acções penais contra o Deia por violar o seu direito à intimidade e ao segredo postal.
A notícia do El Mundo, tal como a publicada pelo Deia e outros jornais do Grupo Noticias, incide em supostas reflexões de Otegi sobre o momento político em Euskal Herria e os passos adoptados pela esquerda abertzale para superar o conflito em Euskal Herria. Assim, por exemplo, fala-se da declaração de Altsasu ou do próximo Aberri Eguna.
Fonte: Gara