sábado, 13 de março de 2010

A Independentistak afirma que a marcha entre Irun e Hendaia «será o Aberri Eguna do abraço»

Mais de 3700 pessoas convocam o Aberri Eguna [Dia da Pátria Basca] que no próximo dia 4 de Abril irá unir Irun e Hendaia, impulsionado pela rede Independentistak. Sublinharam que será «o Aberri Eguna do abraço» e disseram às pessoas que adiram.

O encontro será no dia 4 de Abril, às 11h30, em Hendaia e Irun, de onde partirão duas colunas que se juntarão na emblemática ponte de Santiago. Mais tarde, a esplanada do Ficoba acolherá o acto principal, com o lema «Somos una nación, necesitamos ser Estado».
Na apresentação, algumas das pessoas que aderiram à iniciativa sublinharam que será «um Aberri Eguna significativo, muito participado, cheio de cor, capaz de marcar um ponto de viragem na trajectória do movimento independentista».
Para ressaltar a importância da convocatória, defenderam que se «deixe de lado os partidarismos e interesses próprios particulares, para conseguir que entre todas e todos afinemos os nossos instrumentos musicais e consigamos fazer ouvir o mesmo som: Nazioa gara, Estatua behar dugu».
Fonte: Gara