terça-feira, 30 de março de 2010

Presos políticos, detenções, repressão, solidariedade


A Polícia francesa deteve sete cidadãos bascos em Lapurdi
De acordo com o Movimento pró-Amnistia, foram detidos Dabid Bachacou (Kanbo), Peio Hirigoien (Beskoitze), Xabi Hirigoien (Beskoitze), Joel Zurutuza (Donibane Lohitzune), Arkaitz Toner (Ziburu), Mattin Olzomendi (Ziburu), Iker Edme (Azkaine). São acusados de participar em ataques contra escritórios de agências imobiliárias.
Para exigir a libertação dos detidos haverá mobilizações hoje, às 19h, em Donibane Lohizune, Hazparne, Azkaine e Kanbo.
Fonte: askatu.org
Nota: O Berria e a kazeta.info fazem ainda referência a um oitavo detido, Peio Elizery (Angelu). A kazet.info diz que haverá também concentração em Baiona às 18h30.

Marcha solidária à prisão de Jaén


Cerca de 300 pessoas deslocaram-se da Bizkaia até Jaén, na Andaluzia.

Um juiz tenta que duas acusadas de afixar cartazes condenem a ETA
O juiz de Instrução número 6 do Tribunal da Bizkaia quis forçar duas jovens, que estavam a ser julgadas por denunciarem a tortura, a condenar a ETA. O magistrado perguntou-lhes «se estariam dispostas a condenar qualquer tipo de violência», tendo então o seu o advogado manifestado o seu mal-estar, já que isto não possuía qualquer relevância para a acusação que pende sobre elas.
Recorde-se que, há dois meses, a juíza da Audiência Nacional espanhola Ángela Murillo fez o mesmo com Arnaldo Otegi, julgado por «enaltecimento do terrorismo». Depois de se ter recusado a responder, foi condenado.
As duas mulheres foram identificadas pela Ertzaintza quando afixavam cartazes contra a tortura. Nele apareciam imagens de Patxi López e Rodolfo Ares, e são acusadas de «calúnias».
Pelos presos
Entretanto, na segunda-feira em Ondarroa concentraram-se 102 pessoas pelos presos, 45 em Laudio, 28 em Zorrotza (Bilbo), 12 em Iurreta e Añorga, 11 em Euba, em Pasai San Pedro e em Ataun 25, em Zaldibia 30, em Zaldibar 17 e em Santurtzi 75. Em Altsasu foram 60 no domingo. Em Oiartzun, 82 habitantes evocaram na segunda à noite o médico Esteban Muruetagoeina, morto em 1982 depois de torturado, e apoiaram os presos.
Fonte: Gara