quarta-feira, 31 de março de 2010

Homenagens, evocações, solidariedade em forma de CD


Xabier Galdeano evocado no 25.º aniversário da sua morte
Foi precisamente ontem, 30 de Março, que se cumpriu o 25.º aniversário do seu assassinato às mãos dos GAL, mas os seus conterrâneos de Algorta (Bizkaia) preferiram homenageá-lo na sexta-feira passada.
Juntaram-se cerca de 250 pessoas. À leitura de uma declaração da Etxerat, seguiram-se os txalapartaris, dantzaris, bertsolaris e ainda uma leitura por parte do Movimento pró-Amnistia. O «Eusko Gudariak» pôs um ponto final à cerimónia simples e sentida.
No acto, lembraram também o caso de Jon Anza e o facto de, um quarto de século depois do assassinato de Xabier Galdeano, a repressão e a guerra suja continuarem a existir. Por isso, exigiram que se ponha fim à repressão e à violência política promovida pelos estados espanhol e francês.
Fonte: askatu.org

A solidariedade para com os perseguidos políticos em forma de CD
Uma nova iniciativa promovida em Debaldea (Gipuzkoa) pretende dar uma banda sonora uma à solidariedade para com o Colectivo de Presos Políticos Bascos e os exilados, tentando realizar um CD com as melhores dezasseis canções que se apresentem a concurso e que se destinem aos perseguidos políticos bascos.
A solidariedade e a imaginação nunca foram incompatíveis e é por isso que existem dezenas de canções que descrevem as duras consequências do conflito político que Euskal Herria vive. A dinâmica agora empreendida na costa guipuscoana, além de socializar através da música a solidariedade para com os presos e as presas políticas bascas, busca dar voz aos grupos musicais que sejam escolhidos neste concurso, uma vez que aqueles que forem seleccionados poderão dar-se a conhecer ao vivo num acto que terá lugar no final do ano.
A data limite para apresentar as canções é 20 de Julho e foi criado um endereço de correio electrónico para as enviar: elkartasunoihua@abantian.info. O CD, em que serão incluídas as dezasseis canções escolhidas por um júri, chamar-se-á Euskal preso eta iheslari politikoekiko elkartasun kantak. [Canções de solidariedade com os presos e refugiados políticos bascos]
Com o mesmo fim de mostrar apoio aos presos políticos bascos e denunciar a actual política penitenciária dos estados espanhol e francês, 120 habitantes concentraram-se na segunda-feira no bairro donostiarra de Altza, e ontem outros tantos fizeram a mesma coisa em frente ao Arriaga bilbaíno.
Notícia completa: Gara