sexta-feira, 12 de março de 2010

Novo ponto de encontro da juventude de esquerda independentista: gaztEHerria


Diversos organismos e pessoas a título individual apresentaram ontem em Donostia um novo «ponto de encontro da juventude basca de esquerda independentista»: gaztEHerria. «Bizi dezagun ametsa, eraiki independentzia!» [Vivamos o sonho, vamos construir a independência!] é o seu lema. «Para este país encaramos a independência como a única possibilidade», afirmaram durante a apresentação, e o objectivo é criar «uma onda a favor dela».

Entre as organizações contavam-se os Gazte Independentistak - da esquerda abertzale - e os Gazte Abertzaleak - do EA. Outros colectivos: Musikherria, Akuilu, Bizigay, Bilgune Feminista, Topatu.info, Ikasle Abertzaleak, Kamaradak, Kaskagorri e Elkarlana. Puseram em marcha um amplo movimento juvenil que assentará na participação, de toda Euskal Herria.

No dia 2 de Abril, o gaztEHerria vai organizar um «festival enorme» em Durango, e depois vão fazer um apelo à participação conjunta no acto organizado pela rede Independentistak para o Aberri Eguna - Dia da Pátria Basca, este ano a 4 de Abril.
Fonte: Berria