sexta-feira, 12 de março de 2010

Em Iparralde, a EHBai insiste no valor do boletim de protesto e pede aos «abertzales» que votem


O voto de protesto activo impulsionado pelo EHBai é «útil e de grande valor» e, como tal, é imprescindível que os abertzales vão votar no próximo domingo, dia da primeira volta das eleições regionais. Esta foi, no essencial, a mensagem que Xabi Larralde, Peio Etxeberri-Aintxart e Xole Aire comunicaram na quarta-feira em Baiona, juntamente com mais dez membros da coligação.

Aire salientou que a EHBai recebeu centenas de apoios de todos os tipos, inclusive de «pessoas que não se consideram abertzales». «A razão para tantos apoios expressos -disse - é que temos levado a cabo uma campanha activa, popular e não elitista». A edil de Urepele insistiu na ideia de que o apelo a um voto de protesto não significa que seja pouco válido, antes pelo contrário: «É um voto muito valioso e útil para o impulso e a consolidação do movimento abertzale e que, para além disso, será contado não só por nós, mas também pelas demais forças políticas».

Larralde tornou extensivo esse apelo aos cidadãos em geral «porque também dizem respeito aos não abertzales as problemáticas que temos abordado na campanha - crise económica, infra-estruturas que tentam impor (TGV), repressão ou debate de uma instituição para Ipar Euskal Herria».

Por seu lado, Jean Telletxea, cabeça-de-lista da Euskadi Europan, abordou também na quarta-feira as principais prioridades que, para os jeltzales, é preciso enfrentar em Ipar Euskal Herria e que julga serem esquecidas pelas grandes candidaturas.

Arantxa MANTEROLA
Notícia completa: Gara