sábado, 27 de março de 2010

Reformas legais: A esquerda «abertzale» afirma que a nova reforma «apenas esconde debilidade e medo»


A esquerda abertzale fez uma avaliação das novas reformas legais com o intuito de facilitar a ilegalização, numa conferência de imprensa que decorreu em Iruñea, considerando que esta nova ofensiva, «uma aparente demonstração de força», «o que realmente evidencia é a debilidade [do Estado] e o medo que o Estado tem do confronto democrático».

Niko Moreno e Miren Legorburu afirmaram que esta intensificação «vinca a necessidade de que a aposta independentista seja estruturada em parâmetros democráticos e de confronto político com o Estado».

Acrescentaram que «Euskal Herria merece que os independentistas estejam presentes nas eleições» e assumem «o compromisso de que assim seja».

Os independentistas consideram que as novas reformas constituem uma «aparente demonstração de força», mas «o que realmente evidencia é a debilidade do Estado e o medo que o Estado tem do confronto democrático que a esquerda abertzale está a propor».

Salientaram que é «evidente que a aposta da esquerda abertzale está a causar agitação», o que «vinca a necessidade de que a opção independentista seja estruturada em parâmetros democráticos».
Fonte: Gara

Ver: «A reforma permitirá retirar o cargo a um eleito de um partido ilegalizado se não condenar a ETA», em Gara

Realçam a importância do Aberri Eguna entre Hendaia e Irun
Representantes da esquerda abertzale de diferentes herrialdes fizeram um apelo à participação no Aberri Eguna unitário convocado pela rede Independentistak e que terá lugar no domingo, 4 de Abril entre Irun e Hendaia.

Miren Legorburu e Niko Moreno, que compareceram em Iruñea com Mariné Pueyo e Aitor Bezares, destacaram que este encontro é muito importante em virtude de ocorrer «num contexto em que se está abrir uma nova fase política» baseada na «activação social» e «na confrontação com o Estado sobre bases políticas e democráticas».

Mostraram-se bastante esperançados no resultado que esta convocatória unitária possa vir a ter, depois de realçar o êxito que alcançaram até ao momento outras iniciativas similares como a manifestação da plataforma Hamaika Bil Gaitezen, que juntou 5000 pessoas em Iruñea, a difusão e o volume de adesões que está a obter a rede Independentistak, e o surgimento em força da iniciativa juvenil GaztEHerria.
Fonte: Gara