segunda-feira, 29 de março de 2010

O EPPK abandona o protesto depois de o Governo suspender a ordem das inspecções físicas


O Colectivo de Presos Políticos Bascos (EPPK) anunciou numa nota de imprensa que decidiu pôr fim à dinâmica de protestos empreendida contra as inspecções com apalpamento dos seus familiares e amigos. Nela afirma saber que o Governo espanhol deixou sem efeito a ordem que vinha a impor, e entende que este tipo de práticas não se deve voltar a repetir.

Na nota enviada ao Gara, o Colectivo de Presos Políticos Bascos avança uma decisão sobre a qual dará explicações mais detalhadas proximamente. Informa que decidiu interromper a dinâmica de protestos que estava a levar a cabo contra as inspecções com apalpamento, e que foi especialmente intensa no mês de Fevereiro.

Recordam que, desde que estas práticas començaram a ser impostas aos familiares, forma muito numerosas as iniciativas de denúncia tanto dentro como fora das prisões. E, sobretudo, desde que Outubro último foram suspensos muitos encontros íntimos.

O Colectivo de Presos Políticos Bascos revela agora que recentemente o Governo espanhol deu um passo atrás e «deixou em suspenso a ordem das inspecções com apalpamento». De modo que, daqui em diante, esta prática «deverá ser concreta, motivada e sem apalpamento».

«Face a esta nova situação, fazemos saber que interrompemos a dinâmica de protestos. Deixamos em suspenso os movimentos preparados para os próximos meses».
«A nossa disposição é clara.», acrescenta o Colectivo. «Não deveria haver problemas para entrar nos vis a vis e para os poder efectuar em condições dignas».

Oiartzun, Goierri, Jaén...
A notícia ficou-se a saber num fim-de-semana repleto de iniciativas de apoio aos presos políticos bascos. Uma das mais fortes foi a marcha realizada desde Bilbo até à prisão andaluza de Jaén, em que participaram umas 300 pessoas.

Em Oiartzun, durante doze horas houve uma concentração ininterrupta na praça da localidade, na qual foram passando o testemunho diversos colectivos da terra. E em Aretxabaleta umas 50 pessoas realizaram uma marcha montanheira e 60 concentraram-se à tarde.

No Goierri pôs-se em marcha a iniciativa Herriz Herri, que terá continuidade nos dias 10 de Abril e 5 e 12 de Junho. Segundo informaram os convocantes, ontem estiveram em Ormaiztegi, Idiazabal, Zegama e Segura. Amigos e familiares dos presos juntaram-se em frente ao Carrefour de Olaberria e percorreram a comarca numa caravana composta por quinze veículos.

Em Ormaiztegi realizou-se uma cadeia humana móvel que juntou cerca de 50 pessoas. Dali foram para Idiazabal, onde 70 pessoas se reuniram num almoço. Foram também a Zegama numa caravana de veículos e depois houve uma manifestação. Posteriormente eram para ir até Segura, mas decidiram ir a Zerain, onde se realizava o EGI Eguna. E finalmente em Segura teve lugar uma concentração prologada por um triki-poteo.

Em Hondarribia, para além disso, 35 pessoas participaram na habitual concentração dos sábados.
Fonte: Gara
-
Ver também: «Numerosas localidades exigem respeito pelos direitos dos presos políticos», em Gara