quinta-feira, 25 de março de 2010

Presos políticos bascos e solidariedade


Recepção calorosa a Ainara Vázquez, em Astigarraga
A ex-presa política vasca Ainara Vázquez foi calorosamente recebida no sábado passado em Astigarraga. O ongi etorri teve de ser realizado numa adega de sidra da localidade guipuscoana, já que efectivos da Ertzaintza ocuparam a praça em que estava prevista a realização do acto.
Vázquez saiu em liberdade no final de Fevereiro depois de pagar uma fiança de 10 000 euros. Foi detida em Astigarraga em Junho de 2009 e denunciou maus tratos durante o período de incomunicação.
Sem saber nada de Iparragirre
Familiares do preso político de Ondarroa Ibon Iparragirre denunciaram anteontem ao Gara que estavam há quatro dias sem saber onde aquele se encontra.
Segundo disseram, no sábado foram a Soto del Real visitá-lo e, depois de terem passado por quase todos os controles, foi-lhes dito que tinha sido transferido na parte da manhã e que não lhes podiam dizer para que prisão tinha ido.
Os familiares criticaram o facto de os terem obrigado a «fazer a viagem em vão», com o argumento de que no domingo isso não era possível, evitando assim que outros familiares de presos os avisassem que tinha sido transferido. Ao que parece, na prisão terão ouvido que o seu familiar preso fora transferido para Sevilha, mas, depois de terem perguntado por ele nessa prisão, disseram-lhes que não estava ali.
Por outro lado, anteontem à tarde 150 pessoas juntaram-se em frente ao Teatro Arriaga de Bilbo pelos presos.
Fonte: Gara
Em Leitza, celebra-se o Elkartasun Eguna no próximo sábado
Prepararam um programa para o dia inteiro, em que se incluem o almoço, uma kalejira e concertos. Apela-se à participação dos cidadãos.
Fonte: askatu.org