terça-feira, 23 de março de 2010

Ipar Euskal Herria: A Batera recolheu a opinião de quase 35 000 eleitores


A participação na consulta promovida pela plataforma Batera nas oito localidades que não o fizeram no domingo passado, em virtude de nessa altura se ter realizado a consulta relacionada com o TGV, foi, globalmente, 10 pontos superior à do dia 14, se bem que a tendência expressa tenha sido semelhante: 77,73% a favor da criação de uma colectividade territorial própria. Juntando os resultados de Ahetze, Arbona, Azkaine, Basusarri, Bidarte, Biriatu, Senpere, Ziburu e Urruña aos anteriores, 34 610 pessoas participaram na consulta da plataforma, o que equivale a 17,89% do censo eleitoral dos 124 municípios em que foi organizada. 27 072 cidadãos mostraram-se de acordo com a criação de uma colectividade para Lapurdi, Nafarroa Beherea e Zuberoa.

MAM, interpelada sobre Jon Anza
No decorrer da jornada eleitoral (segunda volta das regionais francesas), a ministra da Justiça, Michèle Alliot-Marie, foi interpelada ao meio-dia, quando saía do colégio eleitoral do município de Donibane Lohizune (Lapurdi), por cerca de vinte pessoas que levavam uma faixa exigindo a verdade sobre Jon Anza. MAM meteu-se rapidamente no carro, com o autarca Peyuco Duhart, tendo abandonado o local por entre as invectivas dos manifestantes, que foram empurrados pelos guarda-costas. A pergunta que lhe faziam - «Que fizeram ao Jon?» - chegou aos seus ouvidos mas ficou novamente sem resposta.
A.M.
Notícia completa: Gara (aqui, podem ser consultados os dados sobre a segunda volta das regionais no Estado francês, em particular no departamento dos Pirinéus Atlânticos e, naturalmente, em Ipar Euskal Herria)