sábado, 10 de março de 2012

Basauri homenageia as vítimas da ditadura e da repressão franquista

Habitantes de Basauri (Bizkaia), associações, colectivos e forças políticas do município responderam à convocatória feita pela Câmara Municipal para homenagear pela primeira vez, num acto comemorativo, as vítimas da ditadura e da repressão franquista.

Respondendo à chamada de uma txalaparta, os participantes juntaram-se perto da placa que preside à rua dedicada a Vicente Anton Ferrero, morto a tiro pela Guarda Civil no dia 8 de Março de 1976, durante uma manifestação de protesto contra o que tinha acontecido cinco dias antes em Gasteiz. Eva Barroso, irmã de um dos trabalhadores mortos na capital alavesa, agradeceu o apoio dos basauriarras.

Depois de uma oferenda floral, o autarca de Basauri, Andoni Busquet (PNV), salientou, em nome da CM e como porta-voz do que foi aprovado em sessão de Câmara - com excepção do PP, que se absteve - a importância da cerimónia como acto de «justiça aos fuzilados, exilados, desaparecidos e perseguidos». A moção subscrita na sessão foi apresentada pela Lau Haizetara Gogoan e contempla ainda a remoção de todos os símbolos franquistas. / Fonte: Gara

Ver também: «Basauri presta homenagem a Vicente Anton Ferrero e a todas as vítimas do franquismo», de Lau Haizetara Gogoan (lahaine.org)