sexta-feira, 30 de março de 2012

Deiadar: mobilização em defesa da oficialização do euskara em Baiona

Amanhã, 31 de Março, às 17 horas, terá lugar em Baiona uma manifestação cujo lema é «Notre langue, un droit, une loi!». A Deiadar, convocada pelas organizações Euskararen Kontseilua e Euskal Konfederazioa, constitui um apelo a uma grande mobilização, porque «a sobrevivência da nossa língua (o euskara) está em jogo».
A primeira Deiadar teve lugar em 1989 e, na altura, as ruas de Baiona ecoaram a reivindicação do respeito pelos direitos culturais. 23 anos volvidos, é a oficialização do euskara que está em causa , e os organizadores esperam uma afluência à altura das suas reivindicações. Em 2009, na quinta edição da Deiadar, cerca de 5000 pessoas percorreram as ruas da capital de Lapurdi. Este sábado, «queremos ver ainda mais gente a participar», sublinha Ione Josié, do Euskararen Kontseilua.
Este Deiadar ocorre num contexto particular, o das eleições presidenciais de Maio, e, pela primeira vez, é organizado conjuntamente com os defensores de outras línguas minoritárias do Estado francês, como o occitano, o corso, o flamengo ou o saboiano. No sábado, haverá manifestações numa dezena de cidades pela defesa e pelo reconhecimento de 75 línguas e dialectos. / Benjamin DUINAT / Notícia completa: Lejpb