quinta-feira, 15 de março de 2012

Em Baiona, defendem um «acordo estratégico nacional» entre soberanistas e independentistas de esquerda

Esquerda abertzale, EA, Aralar, Alternatiba e AB deram uma conferência de imprensa em Baiona para anunciar que esperam definir o acordo «em breve», referindo que terá um «conteúdo, ritmos e modos concretos» adequados tanto a Hego como a Ipar Euskal Herria [País Basco Sul e Norte].



Representantes das cinco forças políticas mostraram-se empenhados na unidade de acção relativamente à construção nacional e à mudança social, respeitando a «pluralidade». A conferência de imprensa na capital de Lapurdi despertou o interesse dos meios de comunicação, sobretudo dos de Hego Euskal Heris.
Maribi Ugarteburu e Xabi Larralde representaram a esquerda abertzale, Rebeka Ubera e Dani Maeztu o Aralar, Oscar Matute e Josu Estarrona o Alternatiba, Charles Etchandy e Pello Urizar o EA e Mertxe Colina e Joseba Garai o AB.

Afirmaram encarar com optimismo as «profundas mudanças» que se verificaram nos últimos tempos em Euskal Herria, tendo salientado que o país se encontra numa fase «decisiva» na abordagem à resolução do conflito.
Apesar disso, admitiram existir «dificuldades», como a atitude de negação mantida pelos estados espanhol e francês e a crise económica, que «restringe os direitos individuais e colectivos».

Entre os vários direitos que não são reconhecidos aos cidadãos bascos, destacaram o facto de o euskara continuar a não ser reconhecido em todos os herrialdes e exigiram a sua oficialização.

Os representantes das cinco forças políticas afirmaram que está na hora de ultrapassar as divisões entre forças soberanistas e independentistas de esquerda e que existe a oportunidade de criar uma união de forças «permanente».
Neste sentido, referiram que o seu objectivo é alcançar a «breve prazo» um acordo «nacional estratégico» para responder «a uma só voz» às problemáticas que Euskal Herria enfrenta. Disseram ainda que o acordo se irá adaptar em «ritmos, modos e conteúdo» tanto a Hego como a Ipar Euskal Herria.

Acto unitário nas vésperas do Aberri Eguna
As cinco forças políticas destacaram a importância do próximo Aberri Eguna [Dia da Pátria Basca], no dia 8 de Abril, e fizeram um apelo aos cidadãos para que estejam presentes no acto que vão realizar no dia 7 de Abril em Donibane Garazi (Nafarroa Beherea). / Fonte: Gara

Ver também: «Ezker abertzaleak, Aralarrek, EAk, Alternatibak eta ABk "elkarlanerako engaiamendua" hartu dute» (Berria)