quinta-feira, 8 de março de 2012

Manu Azkarate, detido ontem de manhã em Ziburu, em liberdade sob controlo judicial

O tolosarra Manu Azkarate foi posto em liberdade sob controlo judicial, horas depois de ter sido detido pela Polícia francesa em Ziburu (Lapurdi), na sequência de um mandado europeu emitido pela Audiência Nacional espanhola. O ex-preso, que tem uma doença crónica, reside e trabalha há vários meses na referida localidade, onde faz uma vida pública.

O Tribunal de Apelação de Pau decretou a libertação de Azkarate, sob controlo judicial, depois de a sua advogada, Xantiana Cachenaut, ter informado os magistrados sobre o delicado estado de saúde do tolosarra. Ficou marcada para terça-feira, 13 de Março, a audiência em que o Tribunal irá estudar o mandado emitido pelas autoridades espanholas.
Detenção
A detenção, efectuada pela Polícia francesa por volta das 10h30, ocorreu na casa de Azkarate em Ziburu, de acordo com o Ministério espanhol do Interior.
Azkarate foi detido em 1986 e passou vários anos na prisão. Saiu em liberdade condicional em Janeiro de 1993, sofrendo de uma doença crónica.
Em Janeiro de 2004 foi-lhe revogada a liberdade condicional, tendo sido novamente encarcerado, mas em Junho desse mesmo ano voltou a ser libertado.
Azkarate lutou então para que não lhe fosse colocada uma pulseira electrónica, conseguindo-o evitar.
Concentração
Para protestar contra a detenção, 120 pessoas juntaram-se em Ziburu numa concentração que teve como lema «Aski da! Manu askatu!» [Basta! Liberdade para Manu!]. / Fonte: Gara [Na foto, de Gorka Rubio, Manu em Junho de 2004, quando foi libertado.]

Três amigos do preso Patxi Uranga sofreram um acidente
Segundo fez saber a associação Etxerat, três amigos do preso político basco Patxi Uranga, que se encontra na prisão de Alacant (Países Catalães), sofreram um acidente de viação no passado dia 4 de Março, quando regressavam da visita. Não ficaram feridos.
Viajaram de Alacant para Bilbo de avião, e o acidente deu-se quando se dirigiam para Orio, por volta da meia-noite, na A-8, junto a Eibar (Gipuzkoa). O condutor perdeu o controlo da viatura, que ficou em mau estado.
De acordo com a Etxerat, este é o quarto acidente de viação provocado pela política de dispersão este ano; em 22 anos, esta política esteve na origem da morte de dezasseis familiares e amigos de presos.
Num comunicado de imprensa, a Etxerat, «exige aos governos espanhol e francês que ponham fim à política de dispersão que aplicam aos presos políticos bascos, e que adaptem a actual política prisional a parâmetros de solução». / Fonte: Berria

A propósito da DISPERSÃO: «Quase um terço dos presos e presas políticos navarros cumpre pena a mais de 900 km» (ateakireki.com)
No dia 16 de Março, uma delegação de familiares de presos e presas políticos irá participar numa sessão de trabalho sobre a dispersão no Parlamento de Nafarroa. Por isso, o movimento Herrira elaborou um dossier em que aborda os efeitos da dispersão em Nafarroa. [A imagem de cima, à direita, diz respeito à dispersão dos presos navarros.]


Tximeleta - Xabier Silveira: «Etxerat»
Maite zaituztegulako bai! / Behar zaituztegulako bai! / Etxean eta bizirik nahi / zaituztegulako etxera!