sexta-feira, 9 de março de 2012

Homenagem a Blanka Antepara em Urbina, dia 25 de Março

Blanki Antepara faleceu em Urbina (Araba) no dia 11 de Janeiro, com 88 anos. Passaram dois meses e o dia da homenagem merecida ainda está para vir. Será a 25 de Março, domingo.
Em primeiro lugar, as suas cinzas serão lançadas no monte Albertia, e ser-lhe-á prestada uma homenagem singela.
Depois, às 12h30, haverá uma homenagem nacional na Praça de Urbina. Para terminar, haverá um almoço popular em Legutio (Araba), com o ambiente a ser animado pelo cantor Fermin Valencia.

Fonte: gazteiraultza.info

Arquivam o processo contra quatro habitantes de Noain por mostrarem a cara de Miguel Angel Llamas, Pitu
Quatro habitantes de Noain (Nafarroa) foram imputados por um delito de enaltecimento do terrorismo, acusados de terem exibido, no txupinazo das festas de Noain, cartazes e autocolantes em que aparecia a cara de Miguel Angel Llamas, Pitu, habitante da localidade que foi encarcerado em Janeiro do ano passado na sequência da operação policial contra a página Apurtu.org. Segundo conseguimos apurar, o processo foi arquivado. / Fonte: ateakireki.com

No sábado, manifestação e acto em Azpeitia
Com o lema «Eskubide guztiekin Euskal Presoak Euskal Herrira!» [Com todos os seus direitos, os presos bascos para o País Basco], este sábado irá ter lugar uma manifestação e um acto em Azpeitia (Gipuzkoa). A manifestação parte às 19h00 da Herriko Plaza; o acto irá decorrer no final, no frontão pequeno. (Herrira)
Também no sábado, terá lugar uma jornada solidária em Leioa (Bizkaia). Ver programa em etengabe

Ainhoa Garcia e Iker Beristain, extraditados para o Estado espanhol
O Estado francês deixou os presos políticos bascos Ainhoa Garcia e Iker Beristain nas mãos das autoridades espanholas. A AN espanhola acusa-os de «colaboração» com a ETA, segundo divulgou a agência noticiosa Europa Press.
Ainhoa, presa donostiarra de 37 anos, foi detida em 2003 pela Polícia francesa em Saintes. Beristain (Algorta, Bizkaia), foi preso em 2007 na localidade de Sain Thibault de Vignes, juntamente com Liher Rodriguez.
Devem ser hoje presentes a um juiz do tribunal de excepção espanhol, que decidirá se os deixa seguir em liberdade ou lhes dá ordem de prisão. / Fonte: Gara e etengabe