quarta-feira, 21 de março de 2012

Um documentário analisa o papel do Governo francês na «guerra suja»

O Canal+ França emitiu anteontem à noite um documentário em que um antigo membro dos GAL, que se identifica como «Francis», explica como eram financiadas e preparadas as acções que levaram a cabo. A reportagem também inclui os testemunhos dos ex-ministros do Interior franceses Pierre Joxe e Charles Pasqua e do ex-secretário de Estado Rafael Vera.

O documentário GAL: des tueurs d'état (GAL: assassinos de estado) foi emitido anteontem à noite no Canal+ França. A reportagem audiovisual foi elaborada pelos jornalistas Bruno Fay e Xavier Muntz e produzido pela TAC Presse.
Numa entrevista a Le Journal du Pays Basque, Bay afirma que em 1984 o Estado francês tinha noção de que o Governo espanhol se encontrava por trás dos GAL. / Ver: Gara

Ver também: «Pasqua fez parar os GAL com a contrapartida das expulsões», de Arantxa MANTEROLA (Gara)

A família de Pertur pede ao juiz que arquive o processo relativo ao seu desaparecimento
A família de Eduardo Moreno Bergaretxe enviou um texto à Audiência Nacional no qual considera que a investigação está «esgotada» e não existem «dados novos».
Gara * E.H.
Os pais de Pertur apresentaram em 2008 uma queixa para que a Audiência Nacional investigasse factos que apontavam para a possível intervenção de neofascistas italianos no desaparecimento do seu filho, que poderiam ter agido às ordens dos serviços secretos espanhóis, ou para a actuação de elementos de extrema-direita. Esta nova via de investigação foi aberta com base no documentário El año de todos los demonios, apresentado no Festival de Cinema de Donostia de 2007. / Fonte: SareAntifaxista