quarta-feira, 28 de março de 2012

A esquerda soberanista junta no Aberri Eguna: dia 7 de Abril em Donazaharre, dia 8 em Iruñea

Numa conferência especial que teve lugar ontem de manhã em Itsasu (Lapurdi), em frente ao monumento que assinala o primeiro Aberri Eguna do País Basco Norte (1963), os representantes das forças soberanistas de esquerda Asier Lertxundi (Aralar), Mattin Etxepare, Marc Viarouge e Maider Carrere (EA), Mertxe Kolina (AB) e Xabi Larralde (esquerda abertzale) anunciaram que, com o Alternatiba, vão comemorar juntos o Aberri Eguna [Dia da Pátria Basca] deste ano: no dia 7 de Abril participam num acto que irá ter lugar em Donazaharre (Nafarroa Beherea) e no dia 8 participam nas comemorações promovidas pela rede Independentistak em Iruñea.
«O local que escolhemos para fazer a convocatória do Aberri Eguna não é um lugar qualquer: tem bastante significado para os abertzales, pois foi aqui mesmo, em Itsasu, que se reivindicou o reconhecimento deste país». / Notícia completa: Berria e Gara