sábado, 10 de março de 2012

A ETA pede ao Governo francês que inicie um «diálogo directo» sobre as consequências do conflito

A Euskadi Ta Askatasuna emitiu um comunicado, em que se dirige ao Governo francês, solicitando-lhe o início de um «diálogo directo» sobre as consequências do conflito, segundo divulgou a agência AFP.

Comunicado da ETA: eus - fra - cas

«Os cidadãos bascos esperam que o Governo francês responda de forma positiva à possibilidade de pôr um fim definitivo às consequências do conflito, iniciando para tal conversações directas com a ETA», refere o comunicado da ETA que a agência AFP deu a conhecer ontem de manhã.

A organização armada lembra que o Governo francês considera que só ao Estado espanhol compete estabelecer conversações, tendo rejeitado envolver-se, e que as autoridades francesas seguiram uma política «repressiva», «mantendo uma política de vingança em relação aos presos políticos bascos» e «colocando à disposição do Estado espanhol cidadãos bascos presos em virtude de mandados de detenção europeus».

«As autoridades francesas apresentam o problema basco como se se tratasse de uma questão que diz respeito a Espanha, ocultando a responsabilidade directa do Estado francês», refere a ETA.

O comunicado refere ainda que tanto o Estado francês como o espanhol «negam a realidade nacional de Euskal Herria e o direito dos bascos a decidirem o seu futuro», acrescentando que o Estado francês esteve «directamente» envolvido na «guerra suja», contribuindo para o «desaparecimento de militantes». / Fonte: Gara
O Batasuna pediu a Paris que dialogue imediatamente com a ETA sobre as consequências do conflito.

Ver também: «"Suari olioa bota beharrean", Euskal Herriaren onarpenera daraman bidea hartzea eskatu dio Batasunak Pariseko gobernuari» (kazeta.info)

«ETA envoie un message à la société française» (Lejpb)

«París responde con evasivas a la oferta de diálogo de ETA», de R. SOLA / A. BUTRON (Gara)

«Frantziako Atzerri ministerioko bozeramalearen arabera "ETAren agiria irakurri ere ez dute egin"» (kazeta.info)

«Zuzeneko elkarrizketa hastea galdegin dio ETAk Frantziako Gobernuari» (Berria)

«El Gobierno francés tiene la palabra» (Gara)