sábado, 17 de março de 2012

Jovens bascos vão mostrar a sua defesa da liberdade, entre Sara e Lesaka

A iniciativa Jaldi Hadi Garaipenera! organizou uma marcha juvenil que, nos dias 6 e 7 de Abril, vai unir a localidade de Sara (Lapurdi) a Lesaka (Nafarroa), sendo seu objectivo mostrar que os jovens bascos apostaram na liberdade de Euskal Herria e num novo modelo social. No dia 8, os jovens estarão presentes nas comemorações do Aberri Eguna em Iruñea.

Segundo explicaram na quarta-feira, numa conferência de imprensa que decorreu em Lesaka, a marcha será o ponto culminante de um trabalho de vários meses, desenvolvido em diversas localidades e bairros, a aprender com a história e a trocar experiências.

«Através do auzolan [trabalho conjunto, comunitário], vamo-nos unir para superar as correntes que nos foram impostas e para mostrar nesta marcha que somos um povo vivo. Vamos escrever um novo parágrafo na história de Euskal Herria», salientaram. / Ver programa: Gara

Aberri Eguna:
«Querem que o Aberri Eguna seja um ponto de viragem no caminho para a independência», de Martxelo DÍAZ (Gara)
O Aberri Eguna de 2012 tem de funcionar como um ponto de viragem no caminho para a independência de Euskal Herria, segundo realçou a rede Independentistak numa conferência de imprensa em Iruñea, cidade que irá ser o palco do acto central das comemorações deste ano, com uma manifestação que partirá dos cinemas Golem às 12h00. A Independentistak destacou o simbolismo e a importância de 2012, ano em que se assinalam os 500 anos da conquista do reino de Nafarroa e 75.º aniversário do bombardeamento de Gernika. «Quiseram incutir medo e resignação no coração do nosso povo mas, graças à resistência e à luta de longos anos, Euskal Herria permanece viva e disposta a recuperar a sua liberdade», afirmaram.

30.º aniversário do Amejoramiento del Fuero / Leituras:
«Ha llegado la hora de que Navarra rompa las cadenas con España y con la derecha», de Ezker Abertzalea (ezkerabertzalea.info)
"La estrategia del Estado es romper el jarrón (Euskal Herria) en cachos para que sea imposible su reconstrucción. Si para ello tienen que utilizar la violencia y el soborno lo utilizaran".

«El nuevo tiempo deja aún más viejo el Amejoramiento en su 30 cumpleaños», de Ramón SOLA (Gara)