segunda-feira, 12 de março de 2012

Militantes abertzales apresentaram em Altsasu a iniciativa Ezkerretik Bilduz, para reforçar o debate, a reflexão e a acumulação de forças

Um grupo plural de militantes abertzales - em que se inclui gente de forças políticas e colectivos como ANV, EA, EHK, Euskaria, Herria 2000 Eliza, Lau Haizetara Gogoan, Bildu, Sare Antifaxista e ainda ex-presos políticos e familiares, entre outros - apresentou no sábado em Altsasu (Nafarroa) a iniciativa Ezkerretik Bilduz. Inclui-se no seio da esquerda independentista e propõe-se iniciar um debate «horizontal e democrático» para encontrar a forma «mais acertada» de organizar e estruturar a acumulação de forças surgida após as últimas contendas eleitorais.

Numa conferência de imprensa, Antxon Gómez, Nekane Garmendia e Arritxu Santamaría realçaram que a iniciativa tem por objectivo definir uma nova forma de organização, na qual a militância conte com «a máxima força e a máxima capacidade estratégica possível».

Como ponto de partida, os três porta-vozes, que estiveram acompanhados por mais de meia centena de pessoas, tomam como referência as diversas reflexões apresentadas nos documentos «Zutik Euskal Herria» e «Euskal Herria Ezkerretik». «Pensamos que o desenvolvimento dessas reflexões nos pode ser bastante útil para descobrir as formas de organização e acção mais adequadas», explicaram.

Para além disso, os presentes defendem a criação de uma «unidade popular» entendida como acordo estratégico entre as forças progressistas presentes em Euskal Herria, e também «a estruturação da militância comprometida, em assembleia, em todas as terras e bairros».
Em seu entender, «uma adequada formação técnica e política permitiria transformar a ampla massa numérica acumulada em massa crítica, e reforçaria o caminho aberto por Bildu, Amaiur ou EH Bai».

Consideram também que este novo instrumento político, composto por diversas organizações sociais e políticas, pode representar um passo com vista à criação futura de um Estado basco independente.

Para começar a dar forma às propostas apresentadas este sábado em Altsasu, Gómez, Santamaría e Garmendia anunciaram a realização de um seminário aberto, do qual resultará a definição de uma «estratégia nacional basca unilateral».

Nele, serão analisadas questões ligadas à identidade, à consciência nacional e à soberania de Euskal Herria. Haverá ainda uma série de aspectos cujo conteúdo se destina à formação técnica e política da militância soberanista. / Ion SALGADO / Notícia completa: Gara / Ver também: Diario de Noticias

Texto de apresentação da iniciativa: eus - cas - fra