sábado, 17 de março de 2012

Deiadar: publicidade em basco no «Sud Ouest»... não

Os movimentos Euskal Konfederazioa e Kontseilua, que reúnem as associações que trabalham a favor da língua basca, anunciaram na quinta-feira, através de um comunicado, terem visto recusada publicidade no diário Sud Ouest. As associações referidas, que organizam a manifestação convocada para 31 Março em Baiona em prol da oficialização do euskara, tinham intenção de publicitar o evento na imprensa local (edições em papel e on-line).
«Se, inicialmente, tudo correu bem com o Sud Ouest de Baiona [...], a direcção do Sud Ouest de Bordéus recusou a nossa publicidade porque uma das três referências que apareciam na tira animada era apenas em língua basca.» De acordo com as associações, a notificação da recusa terá sido: «L'éditeur ne souhaite pas que la mention "Euskara Hizkuntza Ofiziala" soit portée.»
Para a Euskal Konfederazioa e o Kontseilua, esta recusa de «três palavras em basco» é mais uma razão para as pessoas se manifestarem, dia 31 de Março, nas ruas de Baiona. / Fonte: Lejpb

Deiadar: «euskaraz bizi nahi dut» [quero viver em basco]
Spot relativo à manifestação Deiadar convocada pelo Kontseilua e pela Euskal Konfederazioa para Baiona, no dia 31 de Março, para exigir o respeito pelas línguas minoritárias e a sua oficialização.
Nesse dia, a mobilização não se confina a Euskal Herria, pois haverá manifestações nos territórios sob administração francesa com línguas minoritárias: Países Catalães, Córsega, Bretanha, Occitânia e Alsácia. / Notícia completa: Berria