terça-feira, 27 de março de 2012

O Supremo Tribunal confirma a condenação de Tasio Erkizia por causa da homenagem a «Argala»

O Supremo Tribunal espanhol confirmou a sentença da AN espanhola, que tinha condenado o histórico militante da esquerda abertzale Tasio Erkizia a um ano de prisão por causa da sua intervenção numa homenagem a José Miguel Beñaran Ordeñana, Argala, por ocasião do 30.º aniversário da sua morte, numa acção de guerra suja em Angelu. Para o tribunal a participação de Tasio no acto constituiu uma forma de «de enaltecimento do terrorismo».

A sentença conta com o voto particular discordante do magistrado Joaquín Giménez, que considera que a conduta de Erkizia não constituiu uma «exaltação do terrorismo ou dos seus autores», na medida em que «nem no cenário, nem nas palavras do recorrente existiu um louvor do terrorismo».

A esquerda abertzale considerou que a condenação de Tasio Erkizia é uma sentença contrária às soluções democráticas. Segundo referiram, o Supremo Tribunal condenou Tasio Erkizia «pela sua defesa das vias pacificas e democráticas para avançar em direcção a um novo cenário de resolução do conflito».
A esquerda abertzale afirmou ainda que a sentença se enquadra «na estrutura de medidas e políticas de excepção em que se sustenta a política de bloqueio e obstinação do Estado espanhol». / Ver: Gara