sexta-feira, 23 de março de 2012

Crimes do franquismo: Nafarroa vai criar uma comissão de investigação sobre bebés roubados

Gara, Iruñea * E.H.
A Junta de Porta-vozes do Parlamento de Nafarroa decidiu na terça-feira, por unanimidade dos grupos (UPN, PSN, Bildu, NaBai, PP e Izquierda-Ezkerra), criar uma comissão de investigação sobre os alegados roubos de recém-nascidos e adopções irregulares.
Na reunião, a UPN propôs a criação de uma comissão especial em vez de uma comissão de investigação, embora tenha acabado por optar pela segunda, uma vez que as pessoas citadas são obrigadas por lei a comparecer na Câmara para depor.
A criação da comissão de investigação deverá ser ratificada no plenário do Parlamento, que, como tudo leva a crer, aprovará a proposta.
Bakartxo Ruiz, do Bildu, defendeu o esclarecimento de toda a verdade e a exigência de responsabilidades, se as houver, pelo roubo de bebés em Nafarroa.
Por seu lado, Patxi Zabaleta, do Nafarroa Bai, desejou que as conclusões a que se chegar na comissão possam ajudar também na investigação a ser efectuada pela Procuradoria. / Fonte: SareAntifaxista

O Parlamento de Gasteiz constituiu uma comissão para investigar os casos de bebés roubados
Gara, Gasteiz * E.H
O Parlamento autonómico constituiu uma comissão de estudo sobre os casos de bebés roubados e adopções irregulares ocorridos entre 1940 e 1990, e já houve mais de 200 queixas na CAB.
Fonte: SareAntifaxista