segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Acção solidária com o País Basco

Mais de três dezenas de pessoas passaram pela concentração marcada pela Associação de Solidariedade com Euskal Herria (ASEH). Sob o lema "O País Basco não caminha só", os portugueses decidiram mostrar a sua solidariedade com o povo dos Pirenéus. Uma faixa apoiava um País Basco independente e socialista e uma exposição móvel era transportada por activistas. Com as fotos da exposição denunciava-se a tortura, a repressão, a situação dos presos políticos e as ilegalizações.

Durante a acção de solidariedade, realizou-se a homenagem ao nosso companheiro Tito. Um activista da ASEH leu uma mensagem em frente a uma fotografia com um ramo de cravos vermelhos. Nela, reafirmámos as palavras de Txiki poucos antes de ser fuzilado pelo exército espanhol: "Nunca estarás debaixo da terra. És vento de liberdade!"

Mas a actividade solidária com o povo basco não ficou por aqui. De seguida, distribuiram panfletos entre os que passavam pela Avenida da Liberdade e pelo Chiado. No Bairro Alto, no bar Loucos & Sonhadores, cerca de duas dezenas de pessoas juntaram-se para debater a actual situação vivida pelo povo basco.

O País Basco não caminha só!
Viva o País Basco livre e socialista!