sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A D3M apela ao voto com os seus boletins

Ontem à noite, em Markina (Bizkaia, EH).

O Estado espanhol atira a esquerda abertzale para fora do Parlamento de Gasteiz

Numa conferência de imprensa realizada hoje à tarde em Bilbau, os representantes da D3M mostraram os boletins de voto da plataforma e incitaram os cidadãos a votarem com eles no dia 1 de Março.

Os porta-vozes da plataforma referiram que serão “milhares de votos válidos e votos de ouro” para passar “de uma democracia zero para uma democracia para toda a nação basca”.

Julen Aginako, enquanto porta-voz da D3M, avaliou a decisão do Tribunal Constitucional de vetar as candidaturas da plataforma, tendo afirmado que a sentença não cumpre os requisitos avançados pela ONU, uma vez que não se aprsentaram provas contundentes nem se respeitaram as garantias jurídicas e que foi violado um direito fundamental, como é o sufrágio universal.
Criticou ainda o facto de a sentença ser uma transcrição de relatórios policiais.

Por tudo isso, anunciou que vão recorrer a Estrasburgo e mostrou-se confiante de que o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem lhes dará razão, porque ficou em evidência que o Estado espanhol é um “estado de desperdício”.

O candidato da D3M denunciou também o silêncio cúmplice das restantes formações políticas, que qualificou como “aprobeitxategis” por se quererem “aproveitar” da situação. Neste sentido, foi especialmente crítico para com Juan José Ibarretxe e lembrou-lhe que não cumpriu a sua palavra quando anunciou que ia realizar a consulta. Aginako comparou a sua atitude com a da esquerda abertzale, que, apesar de todos os entraves, irá votar no próximo dia 1 de Março.

Fonte: Gara