sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A AHT Gelditu! denuncia a imposição do TGV


Em conferência de imprensa, a AHT Gelditu! Elkarlana (Coordenadora de oposição ao TGV) deu a conhecer o começo de uma dinâmica de consultas populares à volta do projecto do TGV no seu trajecto por Nafarroa. Pretendem desta forma conhecer a opinião dos cidadãos afectados pela sua construção e fomentar um processo de participação da cidadania, ausente na vida política de Nafarroa.

Recordaram novamente ante os meios de comunicação que a construção do TGV significa a maior infra-estrutura alguma vez construída em Euskal Herria, o projecto mais agressivo para o meio ambiente e o maior gasto de dinheiro público (9000 milhões de euros) que jamais realizado em Euskal Herria; dinheiro que, tal como sublinha a AHT Gelditu!, iria parar directamente a mãos privadas. Este dado é ainda mais escandaloso se se enquadra num contexto de crise, em que há despedimentos e cortes salariais. Nas palavras da coordenadora, “o lógico seria que o dinheiro dessa obra revertesse para a educação, a saúde, o ensino, os serviços sociais, a habitação, etc.”.

Qualificando o projecto como elitista, cujo propósito é satisfazer as necessidades de uma minoria face às da maioria “à custa dos cidadãos e das cidadãs e sem levar em consideração a opinião dos municípios afectados pelo TGV”, esta coordenadora incentiva à participação activa nas consultas que se realizarão em Sakana durante os próximos meses (Arbizu, 17 de Maio, e Lixarrabengoa, 10 de Maio).

Convocada uma concentração para esta sexta-feira, em Iruñea
A AHT Gelditu! Elkarlana exige à UPN e ao PSN que “abandonem a actual atitude de ocultação e de imposição”. Lembram que cada navarro terá que pagar, de uma forma ou de outra, 4700 euros para fazer frente à construção do TGV e pedem que “seja a sociedade navarra em última instância a decidir sobre a conveniência ou não da construção deste projecto”. Por tudo isto, a AHT Gelditu! Elkarlana convocou uma concentração para o dia 20 de Fevereiro, às 19h, na Carlos III.

Notícia completa: nafarroan.com