quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A Audiência Nacional julga amanhã cinco membros da Gazte Asanblada de Barakaldo

Cinco jovens de Barakaldo, membros da Gazte Asanblada [Assembleia Juvenil] desta localidade da Ezkerraldea [Margem Esquerda do Nerbioi], vão a ser julgados amanhã na Audiência Nacional, depois de esta semana terem ficado a saber as acusações formuladas contra si. Quatro são acusados de ter atacado uma caixa de multibanco, para além de se lhes atribuído também um “delito de colaboração”. O quinto jovem, por seu lado, é acusado de “integração em organização terrorista”, por ser militante da Segi.

Dá-se o caso de, tal como lembraram ontem na Gazte Asanblada, estes jovens terem andado um ano inteiro a ser vítimas de “acosso” policial e de, durante esse período, terem denunciado várias vezes essa situação, indicando os veículos policiais utilizados para tal.

Libertação e entregas
Por outro lado, de acordo com informações avançadas ontem pelo Movimento pró-Amnistia, Maitane Intxaurraga, detida em Agosto de 2008 no âmbito da [muito mediática] operação efectuada pela Polícia espanhola em Nafarroa, será hoje posta em liberdade, depois de pagar uma caução de 8 000 euros [as finanças do Estado espanhol engordam bem à custa dos Bascos]. A jovem encontrava-se na prisão de Soto del Real.

As autoridades francesas entregaram à Polícia espanhola os presos políticos bascos Ismael Berasategi e Aitor Kortazar.

Fonte: Gara