quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

«O seu peso em ouro»

Os milhares de votos que a D3M obterá no próximo dia 1 de Março não se transformarão em poleiros, nem sequer conseguirão um só assento no Parlamento de Gasteiz. Talvez assim as restantes formações deparem com um ambiente mais agradável durante os próximos quatro anos, fazendo o que lhes apetecer sem qualquer testemunha incómoda.

Mas a estratégia da ilegalização não acaba aí. Para lá de interesses partidários, que existem, o que se procura é desalojar o independentismo das instituições e da rua, do seu espaço vital. No entanto, acreditar que a esquerda abertzale vai desaparecer de uma assentada é como pensar que o PNV vai trazer as soluções a este país. Algo tão impossível quanto impensável.

Milhares de rosas vermelhas ou esferográficas que dizem Ibarretxe são dadas em troca da promessa de um voto. Ninguém pode fugir da sua propaganda, bem palpável na rua e imparável nos órgãos de comunicação. A crise não parece entrar na sua campanha eleitoral.

Entretanto, milhares de cidadãos têm de fazer frente a um pesado fardo de anos de ilegalização, além da suspensão de actividades. Mas os antigos antídotos do compromisso e trabalho em comum mantêm a sua total vigência nas bases da esquerda abertzale, fazendo com que a alegria aflore no meio da tempestade.

Por trás de cada boletim da D3M existe todo um percurso partilhado por milhares de cidadãos. São centenas as pessoas que dedicam as suas horas a pôr cada boletim dentro dum envelope com carinho. Depois vem a mudança de turno, quando cada voto é repartido por mulheres e homens que tentam iludir a “caça aos boletins” empreendida pelas forças policiais. Perante a falta de meios económicos, os cofres enchem-se de solidariedade e, perante as proibições e as ilegalizações, brota a dignidade.

Meios e representantes políticos empenharam-se em afirmar que a esquerda abertzale recusaria a confrontação, mas esta luta eleitoral não se mede apenas quantitativamente, é também qualitativa, já que o valor humano com que conta cada voto da D3M vale o seu peso em ouro.

Oihana LLORENTE
jornalista

Fonte: Gara