segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Mobilizações contra a repressão e a tortura em Burlata e Antsoain


Enquanto em Burlata celebravam o regresso a casa de três habitantes presos, em Antsoain denunciaram a caução imposta a um jovem da terra, incluído na lista negra.

Cerca de 300 pessoas manifestaram-se em Antsoain no sábado passado para denunciar a intimação de Artzai Santesteban na Audiência Nacional. O jovem está incluído na lista negra e, juntamente com um outro da Txantrea (Joseba Fernandez), teve que prestar declarações no tribunal de excepção na quinta-feira passada. Ficaram ambos em liberdade, mas tendo de pagar uma fiança de 10 000 euros cada. Para além disso, outros jovens de Iruñerria [comarca de Pamplona], que se encontram actualmente na prisão, também foram levados até à AN. Todos sob a acusação de participação em acções de kale borroka.

Em Burlata, por seu lado, centenas de pessoas participaram na manifestação convocada para denunciar a repressão contra a juventude, e que tinha como propósito principal tributar um sentido “ongi etorri” aos três jovens que saíram recentemente da prisão: Jotas, Gulina e Urdin.
Em ambas as manifestações denunciou-se a prática da tortura como elemento fundamental para a criminalização da juventude, para forjar declarações de culpa dos declarantes e de terceiros.

Fonte: apurtu.org