quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Repressão contra a esquerda ‘abertzale’ e agressões a dois presos políticos bascos



A Ertzaintza detém seis pessoas em Sestao e Santurtzi

As forças policiais continuam a colocar entraves à campanha da esquerda abertzale. Se na terça-feira tinha sido a Guarda Civil em Gasteiz, ontem foi a Ertzaintza na Ezkerraldea [margem esquerda da ria Nerbioi]. Primeiro, prendeu em Sestao um morador do bairro bilbaíno de Santutxu, sob a acusação de levar propaganda da D3M na sua furgoneta. Depois, os agentes entraram na herriko taberna de Sestao para a inspeccionar, carregando entretanto sobre as pessoas que se juntaram para protestar e detendo duas delas. Em Santurtzi foram três as pessoas detidas e espancadas por colar cartazes.

Fonte: kaosenlared


Denunciam agressões da Guarda Civil a dois presos políticos bascos

O Movimento pró-Amnistia denunciou ontem num comunicado o comportamento de agentes da Guarda Civil e dos funcionários de estabelecimentos prisionais, que agridem os presos políticos bascos com total impunidade.
De acordo com o que relataram, os presos políticos bascos Harkaitz Agote e Andoni Otegi teriam sido espancados e insultados durante as transferências de prisão. Em ambos os casos teriam sido agentes da Guarda Civil os protagonistas dos ataques, que ocorreram na presença de funcionários.

Agote foi agredido na transferência da prisão de Huelva para Valdemoro, que ocorreu no fim-de-semana passado, com passagem pelas prisões de Sevilha e Badajoz. O preso donostiarra foi atingido na cabeça e nos tornozelos durante toda a viagem, foi insultado constantemente, e chegaram mesmo a recusar-lhe a comida.
No caso de Otegi, também lhe bateram na cabeça e nos tornozelos durante vinte minutos, dentro da carrinha que o devia transportar de Valdemoro até Cáceres, na quinta-feira passada.

O Movimento pró-Amnistia referiu que nos últimos tempos se multiplicaram este tipo de agressões, tendo criticado o facto de os presos políticos bascos serem alvo de uma política de “vingança”.

Fonte: Gara