domingo, 21 de junho de 2009

Autarcas navarros denunciam a imposição da aplicação da Lei de Símbolos


Autarcas de diferentes municípios de Nafarroa onde governa a esquerda abertzale estiveram ontem presentes em Iruñea [Pamplona] para denunciar os passos que o Governo de Nafarroa deu nos últimos meses contra a ikurriña, aplicando administrativa e judicialmente a denominada Lei de Símbolos, aprovada ad doc pela a UPN e o PSN com o objectivo de impossibilitar que a bandeira basca ondeie nos Municípios navarros.

Estiveram presentes eleitos de Lakuntza, Arbizu, Basaburua, Etxalar, Nabaskoitze, Etxarri-Aranatz, Larraun, Bera, Arantza e Leitza, que criticaram “a intensificação dos ataques aos símbolos de Nafarroa” por parte do Executivo a que preside Miguel Sanz, lamentando que este tenha optado pela via da perseguição judicial “para conseguir a imposição de símbolos”.

“Através da ameaça de inabilitações e destituições, procuram forçar as Câmaras Municipais das nossas terras a converterem-se, contra a vontade dos seus habitantes, em instrumentos da aplicação da imposição”, alertou o autarca de Leitza, Xabier Zabalo, que quis deixar claro que “nos recusamos a ser peças no perverso projecto político da UPN e do PSN”.

Por isso, o primeiro edil de Leitza defendeu que, a partir de todos os âmbitos da sociedade, “se levante um dique contra a imposição”, e chamou a atenção para o facto de os autarcas não poderem permanecer alheios à questão.

Para além disso, apelaram aos cidadãos para estarem presentes na manifestação que se irá decorrer em Iruñea no próximo sábado contra os ataques aos símbolos navarros.

Asier VELEZ DE MENDIZABAL

Fonte: Gara