quinta-feira, 25 de junho de 2009

Repressão


A Ertzaintza volta a retirar as fotos dos presos em Aulesti

Três patrulhas da Ertzaintza chegaram à praça da localidade biscainha pelas 11h30 e voltaram retirar as fotografias dos presos políticos que ali havia.
Retiraram, para além disso, os cartazes em que se denunciava a situação que padecem os prisioneiros doentes, bem como alguns – não todos – em que se pergunta sobre o paradeiro do militante Jon Anza.
É a segunda vez que a Ertzaintza vai a Aulesti em poucos dias com o intuito de retirar imagens dos prisioneiros políticos.

Fonte: Gara

Mikel Barrios foi preso de manhã e posto em liberdade à tarde

A Polícia francesa prendeu Mikel Barrios ontem de manhã em Domintxaine (Zuberoa, Ipar Euskal Herria), quando se encontrava acompanhado pela sua namorada.
De acordo com a informação veiculada pela agência EFE, na detenção de Mikel Barrios participaram também agentes da Polícia espanhola. Mikel, jovem independentista de 21 anos e morador no bairro de Arrosadia (Iruñea), tinha escapado a uma operação policial movida contra os jovens navarros por alegada ligação à Segi, tendo sido emitido um mandado de busca e captura a nível europeu contra ele. Na parte da tarde, foi conduzido ao Tribunal de Pau e saiu em liberdade.

Fontes: Gara e askatu.org