segunda-feira, 29 de junho de 2009

Repressão: a Polícia francesa detém dez pessoas em Lapurdi e Nafarroa Beherea


São dez as pessoas presas pela Polícia francesa em Lapurdi e Nafarroa Beherea
A Polícia francesa deteve hoje dez pessoas em Lapurdi e Nafarroa Beherea, na sua maioria jovens, por razões ainda desconhecidas.

Em Bidaxune foram detidos Ibai Agirrebarrena e o seu pai, Joseba Agirrebarrena.

Em Beskoitze foi preso Orkatz Arano, em Baiona Gilen Goiti e o bertsolari Ekhi Erramundegi, em Ainhoa Harri Idoate e em Heleta Eneko Etxegarai. Este último foi preso enquanto estava a trabalhar na montagem do festival Euskal Herria Zuzenean.

Outro dos detidos é Aritz Ortino Etxebeste, mas ainda não se sabe em que localidade ocorreu a detenção.

O Movimento pró-Amnistia deu ainda a conhecer a ocorrência de mais duas detenções em Suhuskune. Trata-se de Txomin Catalogne e de Marco Delizy.

A Polícia inspeccionou as casas dos detidos.
Desconhecem-se até ao momento as razões desta operação policial, ainda que a agência EFE refira que as detenções obedecem a uma comissão rogatória enviada de Paris, no âmbito da investigação que está a decorrer sobre os ataques contra interesses turísticos e imobiliários.

Sem notícias de Xan Beyrie
Entretanto, continua a não haver notícias de Xan Beyrie, o jovem detido no sábado em Kanbo pela Polícia francesa. Neste caso também não se soube quais as razões que conduziram à detenção. A EFE refere que se encontra na esquadra de Pau.

Mobilizações
Contra a operação policial, para esta tarde foram convocadas concentrações em Baiona (18h30 em frente à esquadra); Kanbo (19h na rotunda) e Larzabale (19h30 na rotunda).

Fonte: Gara
Foto: kazeta.info