terça-feira, 23 de junho de 2009

Começa em Hernani a repressão contra actos festivos a favor dos presos políticos

No âmbito da dinâmica encetada pelos governos espanhol e de Lakua para reprimir as solidariedade para com os presos políticos bascos, anteontem o delegado do Governo espanhol em Gipuzkoa, Araba e Bizkaia, Mikel Cabieces, fez saber que deu ordens ao MP espanhol para apresentar um recurso contra o acordo municipal que prevê que o programa de festas da localidade guipuscoana de Hernani inclua um acto em defesa dos direitos dos presos políticos bascos. O recurso já foi apresentado na sexta-feira num tribunal de Donostia.

O evento, que se enquadra nas festas Hernani, está previsto para terça-feira à tarde, dia 24 de Junho.

Protesto em Lannemazen
No recurso apresentado, a Delegação a que preside Mikel Cabieces também aponta as baterias contra o «Dia a favor dos direitos das pessoas perseguidas”, que, de acordo com as agências noticiosas, se inclui no programa das festas de Hernani para dia 26 de Junho.

Num comunicado, o delegado do Governo espanhol fez saber que deu ordens para apresentar o recurso por entender que estes actos “colidem com os princípios estabelecidos na Ley de Reconocimiento y Reparación a las Víctimas del Terrorismo aprovada pelo Parlamento basco no ano passado”.

Por outro lado, no domingo, trinta pessoas participaram num protesto festivo convocado pelo Movimento pró-Amnistia em frente à prisão francesa de Lannemazen, num acto contra o isolamento dos presos políticos bascos como medida repressiva e política dos estados.

Fonte: Gara